Equipes de seis organizações de notícias foram selecionadas para receber fundos e mentoria no desenvolvimento de projetos que combatem a desinformação antes das eleições de outubro no Brasil. Os projetos fazem parte do Jogo Limpo, iniciativa do Centro Internacional para Jornalistas com apoio do YouTube Brasil.
O Jogo Limpo fornecerá até US $25.000 por projeto, além de três meses de mentoria especializada. A mentoria orientará os selecionados desde o primeiro dia, ajudando as equipes a se moverem rapidamente e alcançarem o impacto desejado.
Mais de 160 inscrições foram submetidas ao Jogo Limpo entre os dias 25 de abril e 18 de maio. Uma equipe composta por quatro especialistas do ICFJ revisou os projetos submetidos, avaliando critérios como inovação e criatividade, e juízes externos escolheram os vencedores.
“Um dos maiores desafios do nosso tempo é enfrentar a desinformação”, disse Silvana Bahia, juíza e codiretora executiva do Olabi e coordenadora do PretaLab. “Incentivar e empoderar o ecossistema midiático brasileiro por meio do incentivo ao trabalho dos jornalistas está em pauta, principalmente em ano eleitoral. Por isso, iniciativas como o ‘Jogo Limpo’ são extremamente relevantes para a sociedade, pois inspiram e fomentam uma prática de comunicação pautada na ética e nos valores do cidadão.”
Saiba mais sobre os projetos selecionados:
BotPonto
- Problema a resolver: tornar mais fácil para os jornalistas verificarem os vídeos do YouTube sem ter que assistir a centenas de horas de conteúdo.
- Projeto: um bot que trabalhará durante as milhares de horas de vídeos no YouTube para identificar possíveis informações erradas e compartilhar os carimbos de data e hora no Twitter para que checadores e outros jornalistas possam identificar e denunciar informações erradas.
- Organização: Núcleo
Escriba para jornalistas:
- Problema a resolver: ajudar os jornalistas a gastar menos horas na transcrição de discursos e entrevistas.
- Projeto: disponibilizar o “Escriba para jornalistas”, uma ferramenta de transcrição inovadora, gratuita para as redações para construir um “banco de discursos” de candidatos à presidência, permitindo checagem e análise de fatos mais eficientes.
- Organização: Aos Fatos
Influenciadores no TSE:
- Problema a resolver: combater as falsas alegações de que a fraude eleitoral é um fenômeno generalizado no Brasil.
- Projeto: capacitar influenciadores em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral e equipá-los com ferramentas para combater a desinformação sobre o processo eleitoral.
- Organização: Redes Cordiais
Inteligência Coletiva: treinando jovens para usar ferramentas abertas de investigação jornalística
- Problema a resolver: Combater o desengajamento alcançando jovens brasileiros e incentivando-os a participar das eleições presidenciais.
- Projeto: disseminar pequenos tutoriais nas redes sociais, por meio de influenciadores, para ensinar jovens brasileiros a checar a desinformação eleitoral usando a tecnologia Open Source Intelligence.
- Organização: Instituto Vero
Jogo Limpo e Eleições 2022: checagem de fatos sobre a Amazônia:
- Problema a resolver: combater a desinformação espalhada por candidatos presidenciais.
- Projeto: reunir jornalistas e estagiários para checar informações sobre a Amazônia divulgadas pelos candidatos à presidência.
- Organization: O Liberal
RELOAD Eleições:
- Problema a resolver: melhorar o conhecimento do público jovem sobre o processo eleitoral brasileiro.
- Projeto: criação de conteúdo de vídeo sob medida para o público jovem com o objetivo de combater mal-entendidos e desinformação
- Organização: Agência Pública
As soluções serão apresentadas em evento a ser realizado em agosto.