O Concurso Global de Reportagem de Saúde tem aumentado a qualidade e a quantidade da cobertura de notícias de saúde nos quatro continentes, oferecendo treinamento especializado e acesso a especialistas líderes na área.
Desde 2014, os participantes do concurso produziram mais de 823 matérias principalmente sobre questões de saúde materna e infantil, alcançando uma audiência total de pelo menos 800 milhões de leitores, telespectadores e internautas. Até o momento, o programa reconheceu 16 jornalistas excepcionais por suas coberturas que ajudaram cidadãos em suas comunidades.
Entre os destaques, estão:
- Shengke Gao (vencedor do prêmio de 2015) expôs que um remédio importado, Lantigen, foi administrado indevidamente a crianças em forma de vacina. Sua investigação levou o governo a interromper as vendas do medicamento na China.
- Mariana Barros (vencedora do prêmio em 2016) reportou sobre o crescente número de bebês nascidos com microcefalia causada pelo vírus da zika em sua cidade, Recife, no Brasil. Em resposta, o governo local enviou equipes para erradicar os mosquitos transmissores da doença e começou a oferecer assistência financeira às famílias afetadas.
- Zehru Nissa Shah vencedora do prêmio 2017) reportou a necessidade de centros de diálise gratuitos em Jammu e Caxemira (norte da Índia). Como resultado de sua cobertura, o governo iniciou recentemente o primeiro centro de diálise a preços acessíveis no estado depois de anos de atraso. O centro é uma grande ajuda para pacientes com doenças renais, que foram forçados a vender seus bens ou pedir empréstimos para financiar a diálise de manutenção.
Sobre o Concurso
O concurso avança com base em seus primeiros sucessos, desenvolvendo redes locais de repórteres de saúde líderes no Brasil, China, Índia, Rússia e África Subsaariana.
Jornalistas desses países têm a oportunidade de participar de uma viagem de estudo de 12 dias nos Estados Unidos. Também recebem prêmios em dinheiro como parte de competições regionais para reconhecer a cobertura de alta qualidade sobre saúde materna e infantil, bem como outros assuntos urgentes de saúde, como doenças e vacinações. Seis vencedores serão selecionados para o programa de 2018.
A Johnson & Johnson patrocina o Concurso Global de Reportagem de Saúde.
Participe do Concurso
Podem ser inscritas no concurso matérias com foco nesses tópicos nas regiões dos jornalistas, publicadas, transmitidas ou postadas online no Brasil, China, Índia, Rússia ou África Subsaariana entre segunda-feira, 1° de janeiro de 2018 e domingo, 7 de outubro de 2018. A inscrição de matérias vai até domingo, 7 de outubro de 2018. Os interessados podem concorrer aqui.
O tópicos possíveis do concurso incluem (mas não são limitados a):
- Redução da mortalidade materna, infantil e juvenil;
- Redução da transmissão de doença de mãe para criança;
- Prevenção da desnutrição;
- Melhoria na prestação de cuidados e na infraestrutura para saúde materna e infantil;
- Respostas à epidemia do ebola;
- Abordagens inovadoras de vacinação
Podem concorrer jornalistas em cada país empregados pela mídia impressa, rádio, TV ou online. O concurso também é aberto a jornalistas “freelance” afiliados. Os trabalhos apresentados devem ter sido veiculados em um meio de comunicação com base em cada região ou ter sido distribuídos predominantemente na região. As inscrições podem ser feitas em inglês, francês (África), hindi (Índia), mandarim/cantonês (China), português (Brasil) e russo (Rússia). Inscrições em outras línguas devem incluir uma tradução ao inglês. Os candidatos podem apresentar mais de uma inscrição.
Aplique aqui: https://www.tfaforms.com/4695971
More about this program
Contact Info
Emily Schult
Deputy Vice President, Programs
eschult@icfj.org
Lori Ke
Program Officer
lke@icfj.org
News about this program
- November 20, 2018
Journalism Contest Winners Highlight the Human Toll of Poor Health Care
- September 19, 2017
Journalists from Six Countries Honored for Outstanding Health Reporting
- October 6, 2016
As Zika Spreads, Scientists Scramble to Understand the Disease